II Encontro internacional sobre o desgaste na profissão docente

Lisboa  |  Escola Superior de Comunicação Social   |   dia 19 de outubro   |  9h30 horas
ENCONTRO
O problema do esgotamento emocional na profissão docente é motivo de preocupação dos professores. Reflete-se na sua atividade e na relação com os outros. Atinge um numero elevadíssimo de docentes.
Do estudo realizado pela Fenprof em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova e com a equipa de investigadores coordenada por Raquel Varela, concluiu-se que há uma evidente relação entre o “burnout” e ausência de gestão democrática, insegurança laboral, indisciplina na sala de aula, baixos salários e bloqueio da carreira, horários sobrecarregados, burocracia, ausência de recursos adequados.
De acordo com os primeiros dados, 75% dos professores e educadores portugueses apresentam exaustão emocional, 48% apresentam sinais preocupantes de exaustão emocional, 24 % têm sinais críticos ou extremos de exaustão emocional. Relevante é também o facto de 84% dos docentes desejarem aposentar-se.
A falta de reconhecimento do seu trabalho e da sua dedicação são algumas das causas deste mal-estar.
De acordo com o estudo, é relevante que, apesar da grave situação identificada, os professores demonstram uma elevada dedicação aos seus alunos.
Concluído o estudo, e estando a equipa de investigadores em condições de divulgar os resultados finais, apoiados em mais de 2 milhões de dados, a Fenprof realiza no dia 19 de outubro o II Encontro Internacional sobre o Desgaste na Profissão Docente - mais um importante momento de formação e debate.
Para ver o programa e inscrever-se Clique aqui.
Fonte: https://www.spn.pt/Artigo/ii-encontro-internacional-sobre-o-desgaste-na-profissao-docente





Siga-nos no