15 nov Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa


O Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa comemora-se anualmente a 15 de novembro

O objetivo deste dia é promover a Língua Gestual Portuguesa e garantir o respeito dos direitos das pessoas surdas.
A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua receção visual. Esta linguagem possui um vocabulário especial e uma gramática própria.
A Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República em 1997, a 15 de novembro, data em que se assinala o Dia Nacional da Linguagem Gestual Portuguesa. A Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada também a 15 de novembro.
A GNR relembra a existência do serviço "SMS Segurança" (número 96 10 10 200) para a receção de emergências de pessoas surdas ou com dificuldades auditivas.
Para assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, que se comemora nesta quinta-feira, a Porto Editora lançou, através do Portal Infopédia, aquele que anuncia ser "o único dicionário de língua gestual portuguesa" a ser disponibilizado online.
No site em causa, os utilizadores podem fazer pesquisas de palavras e expressões, escrevendo-as numa caixa de busca, desencadeando um vídeo que explica como estas se "traduzem" em língua gestual.

Siga-nos no