Universidade de Coimbra no combate a fraude e plágio


A Universidade de Coimbra (UC) divulgou em 22 de nov no seu site que já puniu estudantes pela prática de plágio ou de fraude em provas e trabalhos académicos.  Os casos de ‘cópia’ na realização de provas de avaliação são os mais frequentes.

A UC indica que este é o balanço dos últimos seis anos, especificando que 19 estudantes foram sancionados por plágio e 58 punidos por fraude. Foram suspensos.
Infrações como a “utilização de práticas de plágio, obtenção fraudulenta de enunciado de prova, substituição e obtenção fraudulenta de respostas, simulação de identidade pessoal ou falsificação de pastas e enunciados” podem receber sanções disciplinares que vão da advertência até à interdição de frequência da UC por um período que pode ser atingir cinco anos.

Quanto aos episódios de fraude, registaram-se 58: 37 de ‘cópia’, 16 de “posse de elementos eletrónicos (telemóveis/smartwatches)’, dois de ‘simulação de identidade’, dois de ‘falsificação de documento’ e um de ‘associação de nome a trabalho alheio’. Destes, dois processos resultaram em penas de interdição (impedimento de frequentar a UC por um período de entre um a cinco anos). E 56 tiveram como sanção a suspensão temporária das atividades escolares, por períodos entre 30 e 150 dias (8), por uma época de avaliação (46 processos, um deles com pena suspensa) ou por duas épocas de avaliação (2).

Já quanto ao combate ao plágio – reforçado desde o início de 2017/18 com a entrada em funcionamento na UC de um software de deteção deste tipo de infrações – foram descobertos 19 casos do género, em trabalhos (12), relatórios (3), dissertações (3) e teses (1). A sua sanção passou pela suspensão das atividades escolares, por um período até 150 dias (13) ou pela suspensão da avaliação por um ano (6).
Desde a entrada em vigor do Regulamento Disciplinar dos Estudantes da Universidade de Coimbra no início do ano letivo 2012/13 e até 2017/18 (inclusive), foram punidos 77 alunos.

Fotografia: © UC | Marta Costa
Fonte: https://www.uc.pt/

Siga-nos no