Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 dezembro

Hoje dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, dia em que passam sete décadas da adoção da Declaração Universal pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Hoje para além de celebrar o 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebramos os 40 anos da ratificação de Portugal da Convenção Europeia dos Direitos Humanos.  
A Declaração Universal dos Direitos do Homem é uma carta de princípios onde se estabelecem e defendem quais os direitos do individuo que são inalienáveis.
Esta declaração, proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas a 10 de dezembro de 1948, é o resultado direto do conhecimento das atrocidades cometidas durante a 2ª Guerra Mundial, especialmente, pelos nazis.
Neste documento são enunciados os direitos considerados fundamentais para a vida do ser humano. São referidos os direitos individuais e coletivos, sem discriminação de raça, género ou nacionalidade.
A declaração não é sobrescrita por todos os países da Organização das Nações Unidas, que todos os anos apresenta uma lista de denúncias e violações cometidas tanto por países subscritores como não-subscritores.

Fontes:
https://nacoesunidas.org

Siga-nos no