Mochila criada em África do Sul gera luz própria e ajuda crianças a estudarem à noite



Em África, onde muitas comunidades não têm acesso a energia elétrica, duas empreendedoras, Reabetswe Ngwane e Thato Kgatlhanye, desenvolveram uma solução criativa para este problema. Através da Fundação Rethaka, desenvolvem a Repurpose Schoolbaguma mochila escolar que tem mais utilidade do que transportar livros e cadernos – ela também ajuda as crianças a ler e a percorrer o caminho de casa para a escola ou da escola para casa em segurança.
A Rethaka recicla sacos de plástico, transformando-os em mochilas escolares. Estas mochilas possuem painéis solares que são carregados durante todo o dia enquanto as crianças estão na escola que podem ser utilizados à noite pois fornecem luz para fazer os trabalhos de casa ou voltar para casa em segurança.



Esta solução inteligente e simples para um problema persistente surgiu através de um trabalho de escola em 2014. Thato Kgatlhanye têve a ideia e ganhou o Prémio Anzhisha – que consagra os jovens de África que desenvolvam e implementem soluções inovadoras para desafios sociais ou iniciem empresas bem sucedidas nas suas comunidades.
A fundação Rethaka já entregou mais de 10.000 Repurpose Schoolbags em 6 paises do continente africano.





Siga-nos no