Dia Escolar da Não Violência e da Paz - 30 jan




30 de janeiro “O Dia Escolar da Não Violência e da Paz” 

46% dos jovens portugueses (entre os 13 e os 15 anos) afirmam ter sofrido ou ter estado envolvidos em situações de bullying no ano anterior, segundo a publicação da UNICEF “Uma lição diária: #PôrFIMàViolência nas escolas”, salientando que a violência entre pares é uma componente perversa da educação dos jovens de todo o mundo, tendo impacto na aprendizagem e no bem-estar tanto nos países ricos, como nos pobres. 

O Ministério da Educação, preocupado e atento a estas situações de violência, impulsionou o “Plano Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, instrumento destinado a toda a comunidade educativa, que se pretende de sensibilização, prevenção e intervenção, com vista à erradicação destes fenómenos.
 Assim, definiu que o dia 30 de janeiro seja “O Dia Escolar da Não Violência e da Paz”, no âmbito da fundamental prevenção, para a consciencialização da necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Fomentando a comunicação entre todos, impedindo situações de bullying e incrementando a amizade.

O plano de prevenção, bem como os materiais de suporte a ações a desenvolver pelas escolas, estão disponíveis no website www.sembullyingsemviolencia.edu.gov.pt.

Siga-nos no