Curso de formação online "Cenários de aprendizagem ativa"

A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online "Cenários de Aprendizagem Ativa", em formato MOOC (Massive Open Online Course), no âmbito da iniciativa Laboratórios de Aprendizagem (LA).


Os desafios da educação do século XXI apelam à reflexão sobre as práticas pedagógicas atuais e a importância do desenvolvimento de cenários de ensino e de aprendizagem que privilegiam o papel ativo do aluno. O que é a aprendizagem ativa? Que metodologias e estratégias pedagógicas podemos utilizar para fomentar a aprendizagem ativa por parte dos nossos alunos? 
O curso é disponibilizado em língua portuguesa e é de frequência gratuita. 
A conclusão do curso permite a obtenção de um Certificado de Conclusão do Curso e de um Selo Digital.
O objetivo principal deste curso é promover a reflexão e a partilha de experiências presentes em cenários e atividades de aprendizagem que incorporam metodologias e estratégias de aprendizagem ativa com apoio das tecnologias.
Esta formação é orientada para educadores e professores (todos os níveis de ensino, público e privado), dirigentes escolares e outros profissionais que desempenhem funções educativas, estando aberto a todos os interessados nesta temática.
O curso tem início a 14 de abril e pode ser concluído até 9 de junho de 2020, correspondendo a 25 horas de trabalho global.
Faça aqui a sua inscrição no MOOC “Cenários de aprendizagem ativa”. 

Siga-nos no