Academia Digital para Pais a partir de novembro em todas as escolas que adiram ao programa

 



O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E-Redes em parceria com a Direção-Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais/encarregados de educação de crianças do ensino básico de frequentarem ações de formação promotoras de competências digitais.

Depois do êxito da 1.ª edição, que trabalhou particularmente junto de escolas inseridas em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, e que decorreu no anterior período letivo, os promotores desta iniciativa lançam a 2.ª edição.

Esta 2.ª edição alarga o seu espetro de ação, quer do ponto de vista do território, quer dos objetivos das ações. Pretende-se, assim, continuar a dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual

As ações serão agora desenvolvidas em todo o território e o Programa ganha uma nova valência associada à utilização segura e responsável da Internet, das redes e dos computadores.  

De 30 de agosto a 10 de setembro de 2021, decorre o período de candidaturas das escolas e instituições de ensino, que pretendam aderir ao programa para formar os encarregados de educação e pais dos seus alunos.


Como funciona?

As ações de formação têm a duração de 8 horas em horário pós-laboral e irão decorrer nas instalações da própria instituição de ensino, podendo participar até duas pessoas por agregado familiar.

Cada escola participante procederá à identificação e seleção dos voluntários formadores, que deverão ser, preferencialmente, alunos que frequentam o agrupamento, com idades entre os 14 e os 18 anos. Poderão, ainda, ser selecionados voluntários junto do grupo dos docentes, técnicos e/ou pais/encarregados de educação da respetiva comunidade educativa para dinamizar esta formação.


Modelo da formação

A 2.ª edição do Programa Academia Digital para Pais, integra 2 níveis de formação:

Nível I – Competências digitais básicas (8 horas).

Nível II – Segurança e Cidadania Digital (8 horas).


Quando?

As ações de formação dirigidas a pais/encarregados de educação irão decorrer entre novembro de 2021 e março de 2022.


O regulamento e mais informações sobre a iniciativa encontram-se disponíveis em: https://www.dge.mec.pt/academia-digital-para-pais


Acompanhe A Educação.pt no Facebook


Siga-nos no