Disponíveis manuais didáticos sobre a redução do desperdício alimentar



Hoje, dia 29 de setembro, assinala-se pela 2ª vez o Dia Internacional da Consciencialização sobre as Perdas e Desperdício Alimentares.

O desperdício e a perda de alimentos constituem um enorme problema a nível mundial: um terço de todos os alimentos produzidos no mundo é perdido ou desperdiçado, o que significa que todos os anos um número impressionante de 1 300 milhões de toneladas de alimentos em perfeitas condições não chegam ao consumidor final – 100 kg por cada um de nós.

Este desperdício não só cria imensos custos económicos que rondam cerca de 1 bilião de dólares americanos, como também tem elevados custos ambientais e sociais.

A redução da perda e do desperdício alimentar é um esforço global importante no qual todos nós podemos e devemos tomar parte – sobretudo nos países industrializados, mudanças no comportamento dos consumidores podem reduzir significativamente a quantidade de alimentos desperdiçados.

Envolver as crianças e os adolescentes é um aspeto central no combate ao desperdício: são eles o futuro do nosso planeta e o seu conhecimento e as suas ações determinarão como será a vida futura na Terra.

De um ponto de vista pedagógico, discutir as razões pelas quais a perda e o desperdício alimentar existem, e as consequências que daí advêm, aborda e reforça aspetos educativos fundamentais, incentivando as crianças e os adolescentes a refletirem sobre a sua relação com o meio ambiente e a importância do seu papel no mundo social, político e ecológico.

Os alunos têm assim a possibilidade de entenderem o seu papel como cidadãos globais e como agentes de mudança.

Tendo presente o papel que a prevenção e a educação têm para uma mudança de atitude do consumidor, de que as crianças e os jovens serão os intervenientes no futuro, a FAO (Organização das Nações Unidades para a Alimentação e a Agricultura) publicou quatro manuais escolares dirigidos à população juvenil em faixas etárias distintas. O objetivo é o da sua consciencialização para as consequências da perda e desperdício de alimentos e sobre as ações que podem realizar para o seu combate.

O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) concretizou a edição dos quatro manuais escolares (traduzidos para Português), para sua divulgação junto da população juvenil.


Os manuais abrangem as seguintes faixas etárias:


  • Manual 1 | dos 5 aos 7 anos (abrir pdf)

  • Manual 2 | dos 8 aos 9 anos (abrir pdf)

  • Manual 3 | dos 10 aos 13 anos (abrir pdf)

  • Manual 4 | + 14 anos (abrir pdf)


 Acompanhe aeducacao.pt        




Siga-nos no