Mentores em 42 escolas permitiram melhorar o desempenho escolar dos alunos


O Projeto "GAP - Gulbenkian Aprendizagem" apoiou 2000 alunos durante o período letivo 2020/2021.

Existe uma relação direta entre o perfil socioeconómico e cultural das famílias e o desempenho escolar dos seus filhos. Durante o encerramento das escolas, entre março e junho de 2020, estas crianças e jovens não só foram privadas do ensino presencial de que tanto precisam, como viram acentuadas as desigualdades académicas inerentes às dificuldades de acesso ao ensino à distância.

O projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem foi lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian durante o período letivo 2020/2021, de forma a ajudar 2500 alunos do ensino básico e secundário, de 42 agrupamentos de escolas, e apoiados por 41 mentores e 23 professores voluntários, a recuperar aprendizagens perdidas em Português, Inglês e Matemática, bem como a desenvolver competências importantes para o estudo autónomo.

O apoio foi prestado através de Mentorias Académicas, e implementado no terreno pela Teach For Portugal, com a colaboração da Associação Portuguesa de Professores de Inglês, da Sociedade Portuguesa de Matemática e das universidades do Porto e do Minho.

Em complemento a estas mentorias, a Sociedade Portuguesa de Matemática assegurou, através de uma bolsa de professores voluntários, Aulas de Matemática a turmas que não tiveram professor nesta disciplina por causa da crise pandémica.

O Projeto GAP – Gulbenkian Aprendizagem teve o apoio do Ministério da Educação.

Acompanhe A Educação.pt no Facebook


Siga-nos no