O novo Programa de enriquecimento curricular “@ Cientista Regressa à Escola”


E se cada aluna/o em Portugal pudesse dizer “Eu já conheci um/a cientista”? 

A Native Scientist lançou um programa educativo em Portugal com o intuito de reduzir desigualdades de acesso à ciência, contribuir para o enriquecimento curricular na área das ciências e promover o ensino superior junto dos estudantes mais novos. 


 A iniciativa surge na sequência da expansão da Native Scientist (www.nativescientist.com) em Portugal, originalmente fundada por duas investigadoras portuguesas no Reino Unido, e visa fomentar a literacia e a cultura científica na sociedade portuguesa, aproximando a ciência da sociedade e ancorando o projeto a conceitos tão importantes como a humanização da ciência e a educação circular.
 
Com o nome “@ Cientista Regressa à Escola” (www.cientistaregressaescola.pt), o novo programa de enriquecimento curricular dá às alunas e alunos do 4.º ano de escolaridade a oportunidade, única e inesquecível para muitas/os, de conhecerem e interagirem de perto, durante um dia, com um/uma cientista nas suas escolas.  

Os docentes do 1.º ciclo, as direções de agrupamentos e/ou os municípios interessados em acolher este programa e receber cientistas devem aceder ao website www.cientistaregressaescola.pt e registar-se no formulário disponível para o efeito. 

Qualquer docente do 1.º ciclo, especialmente os que têm atualmente alunas/os do 4.º ano, o poderá fazer, independentemente do seu interesse pelas ciências ou da localização da escola onde leciona. 

Ao receber um/a cientista, a escola estará a dar a oportunidade a discentes de duas turmas de conhecerem alguém que é cientista e aprenderem, de uma forma vivida, novos conceitos e vocabulário através da interação direta com um profissional das ciências.

O programa visa combater a baixa literacia científica e a desigualdade de acesso à ciência, estando por isso alinhado com os interesses nacionais e as metas do desenvolvimento sustentável estabelecidas pelas Nações Unidas para 2030 e conta com o apoio do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação.

Acompanhe A Educação.pt no Facebook


Siga-nos no