Dia Internacional das Raparigas assinalado com campanha contra casamentos infantis: 11 out




No Dia Internacional das Raparigas, o Governo lança uma campanha informativa sobre prevenção e combate às práticas tradicionais nefastas (PTN) como os casamentos infantis, precoces e forçados, que constituem uma violação dos direitos humanos das mulheres e das raparigas e são um obstáculo à plena realização da igualdade entre mulheres e homens.

As raparigas são mais afetadas por este fenómeno do que os rapazes por se encontrarem particularmente vulneráveis e expostas à violência na intimidade, ao tráfico para exploração sexual, à gravidez indesejada, com riscos de morte materna e infantil e com maior probabilidade de abandono escolar.

Este dia é assinalado com uma campanha informativa produzida pelo Grupo de Trabalho para a prevenção e combate aos casamentos infantis, precoces e forçado para sensibilização de profissionais dos serviços públicos e técnicos/as com intervenção no terreno com vista à desconstrução de mitos associados a estas práticas, bem como alguns dos principais sinais de alerta a ter em conta.

Esta campanha é mais um passo de um desígnio coletivo pelos direitos das raparigas e mulheres, pela escolha livre e esclarecida. 


Mais detalhes e folhetos em Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género


Acompanhe aeducacao.pt        


Siga-nos no