Mais de 9 mil estudantes colocados na 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior




Na 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior público de 2021 foram colocados 9.154 estudantes, dos quais 4.822 estudantes colocados no ensino superior politécnico e 4.272 no ensino universitário, com 72% dos candidatos a ser colocados nas suas três primeiras opções.

Na 2.ª fase do concurso, 281 estudantes foram colocados em cursos com elevado nível de excelência de candidatos, ocupando integralmente todas as vagas ainda disponíveis nestes cursos, resultantes de candidatos que não efetivaram a matrícula na 1.ª fase ou de vagas libertadas por estudantes agora colocados em outras opções.

No conjunto da 1.ª e 2.ª fases do CNA deste ano, já ingressaram no ensino superior público, por esta via, 51.431 novos estudantes*.

Na primeira fase do concurso nacional de acesso já tinham sido colocados 49.452 estudantes, dos quais se matricularam 44.134 (89%).

A colocação de estudantes nesta 2.ª fase confirma as estimativas de ingresso no ensino superior, que apontam para que mais de 100 mil novos estudantes ingressem no ensino superior em 2021-2022, incluindo as diversas formas de ingresso no ensino superior público e privado.

Na sequência dos resultados da 2.ª fase, estão ainda disponíveis 4.441 vagas, que podem ser agora disponibilizadas para a 3.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ou reverter para os concursos especiais e para os concursos de mudança de par instituição/curso.




*Soma dos estudantes colocados e matriculados na 1.ª fase e dos estudantes colocados na 2.ª fase, descontados os estudantes que foram colocados na 2.ª fase e já estavam matriculados na sequência da 1.ª fase (vagas libertadas por recolocação).


Siga-nos no