OE: 7,8 mil milhões para a Educação em 2022 — uma subida de 8,5%

 



A proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) que foi entregue esta segunda-feira à noite no Parlamento, prevê uma dotação total de 7.805,7 milhões de euros para o setor da Educação (o ensino básico e secundário e administração escolar). Este valor que excede em 8,5% o que o Estado português prevê gastar no setor até ao final de 2021. Parte deste valor será para melhorias na internet e compra de computadores.

A maior fatia (5.164,1 milhões de euros, 66% do total) continua a dizer respeito aos gastos do Estado com o pessoal, embora se registe aqui uma diminuição de 1,5% face à despesa estimada em 2021. 

Ainda assim, isto não significa uma diminuição global da despesa do Estado com os trabalhadores da educação — uma vez que, no sentido contrário, aumentam consideravelmente as transferências de verbas para as autarquias, que passam a pagar os salários dos auxiliares.


O primeiro processo de debate parlamentar do OE2022 decorre entre 22 e 27 de outubro, dia em que será feita a votação, na generalidade. A votação final global está agendada para 25 de novembro, na Assembleia da República, em Lisboa.


Acompanhe aeducacao.pt        



Siga-nos no