Desporto Escolar sobre rodas: formação de professores


O projeto “Desporto Escolar sobre rodas” («DE sobre rodas») surge no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 (ENAMC), aprovada em Conselho de Ministros e divulgado através do Despacho n.º 7638-A/2019, dando resposta às medidas a implementar pelo Ministério da Educação.

Assente na prioridade de intervir junto da população escolar, pretende-se a educação das gerações futuras para a mobilidade sustentável, nomeadamente, para uma mobilidade ativa ciclável, assim como, a promoção da segurança e cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público.

Atualmente, o projeto «DE sobre rodas» define-se como projeto estruturante no Programa Estratégico do Desporto Escolar 2021-25 e no Plano de Recuperação das Aprendizagens Essenciais 21-23 (Escola+ 21-23), reforçando o desenvolvimento de um conceito dinâmico e plural, no âmbito da ENMAC 2020-30.

O projeto assume um alargamento a todas as escolas públicas com 2º ciclo, através das atividades de Nível I e Nível II, previstas no programa do Desporto Escolar.

Neste sentido, no âmbito da implementação do projeto «DE sobre rodas», o Desporto Escolar irá desenvolver ações de formação contínua para professores, primeiro num formato de E-Learning (ACD – 6h) e depois num formato presencial (25h), com o propósito de capacitar o maior número de professores de Educação Física (110, 260 e 620), num alinhamento técnico-pedagógico e das metodologias de trabalho passíveis de serem implementadas, em cada contexto de agrupamento de escolas.

Pretende-se formar nesta 1º fase cerca de 380 Professores de todas as Escolas do País integradas no âmbito do Projeto «DE Sobre Rodas».

Público-Alvo:
  • 1ª prioridade – Professores EF (110, 260 e 620) com «DE sobre rodas» das DSR 
  • 2ª prioridade – Professores EF (260, 620) de todos os AE/ENA das DSR
  • 3ª Prioridade – Ordem de inscrição

Saber mais em: 


DE Plano de ações de formação contínua de professores e inscrições: https://desportoescolar.dge.mec.pt/acoes-de-formacao


Acompanhe aeducacao.pt        


Siga-nos no