Dia Mundial da Ciência | Dia Nacional da Cultura Científica (24.nov)


A palavra “ciência” deriva, do ponto de vista etimológico, do latim scientia, que significa “conhecimento” ou “saber”. Representa todo o conhecimento adquirido ao longo da História, através do estudo ou da prática. É, por isso, um património acumulado e partilhado entre gerações, em constante crescimento.

O dia 24 de novembro assinala, em todas as nações, o Dia Mundial da Ciência, com o objetivo principal de destacar o enorme valor deste legado no desenvolvimento humano, bem como a importância do progresso científico contínuo. No mesmo dia, celebra-se em Portugal o Dia Nacional da Cultura Científica, procurando realçar a importância do conhecimento científico para o crescimento e desenvolvimento de Portugal e dos seus cidadãos.

O dia 24 de novembro foi implementado em Portugal em 1996 como o Dia Nacional da Cultura Científica, por iniciativa do então ministro da Ciência José Mariano Gago em homenagem ao divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu a 24 de novembro de 1906.


AO LONGO DESTA SEMANA PROMOVE-se A CIÊNCIA QUE SE FAZ EM PORTUGAL


A Rede de Centros e Clubes Ciência Viva dá a conhecer os nossos cientistas, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade. São centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país. https://www.cienciaviva.pt/semanact/2021/.


Acompanhe aeducacao.pt        



Siga-nos no