ME esclarece: docentes contratados devem devolver parte do subsídio de natal recebido indevidamente



2021-12-13 - O Ministério da Educação emitiu um esclarecimento sobre pagamentos indevidos, pelas secretarias de escolas, relativos ao subsídio de Natal.



O Comunicado emitido pelo Ministério da Educação, hoje 13 de dezembro, refere que "foram detetados pagamentos indevidos, pelas secretarias de escolas, relativos ao subsídio de Natal. Esta situação envolve um número residual de docentes contratados, que teriam direito a quatro duodécimos do subsídio mas receberam a sua totalidade". 


O Ministério da Educação esclarece que "este pagamento - que é indevido e que legalmente não pode ser feito - implicaria também que um professor que estivesse contratado os 12 meses de 2021 recebesse, este ano fiscal, 20 doze avos do subsídio de Natal, com implicações negativas, em termos de escalão de IRS, para os docentes".


O procedimento de devolução está definido: cabe às escolas emitir uma guia de reposição ou facultar um NIB para que os docentes possam ressarcir as escolas do valor pago indevidamente. Cada escola gere o processo, no âmbito da sua autonomia administrativa.



Acompanhe aeducacao.pt        


Siga-nos no