2022 Ano Europeu da Juventude

Em 2022, assinala-se o Ano Europeu da Juventude (AEJ)

O Parlamento Europeu confirmou a decisão de dedicar o ano de 2022 à organização de atividades e iniciativas centradas na juventude, em todos os Estados-Membros.  

Durante este ano, pretende-se, entre outros, colocar em evidência a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor e o papel que os jovens podem desempenhar na construção da visão, dos valores e dos princípios europeus. 

Salienta-se, ainda, que 2022 é o momento de avançar com confiança e esperança numa perspetiva pós-pandemia. 

Em Portugal, o Comité Diretor do Ano Europeu da Juventude, constituído por diversas entidades e coordenado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), tem por missão promover as comemorações no nosso país.

O Ano Europeu da Juventude 2022 pretende o restabelecimento de uma perspetiva positiva para os jovens europeus afetados pelo impacto da pandemia de COVID-19.  Assim, 2022 será um ano centrado nos jovens, com um esforço adicional para incluir as prioridades da juventude nas áreas políticas relevantes da União Europeia (UE), sejam elas ambientais, educativas ou culturais, e a todos os níveis do processo de tomada de decisão.

A educação é um dos âmbitos de atuação que mais impacto terá no futuro, ao formar as pessoas que vão definir o amanhã.  

Mais informações em: https://anoeuropeujuventude.ipdj.gov.pt/


Siga-nos no