Escolas de acolhimento recebem mais de 500 alunos e servem mais de 4 mil refeições por dia

 


Durante a semana de pausa letiva do Natal, as cerca de 800 escolas de acolhimento, a funcionar de norte a sul do país, receberam uma média diária superior a 500 alunos, na sua maioria filhos ou dependentes de trabalhadores de serviços essenciais.

Dados do Ministério da Educação anunciados no último dia do ano, confirmam que neste período, foram ainda servidas, em média, mais de 4 mil refeições por dia. Recorde-se que o apoio alimentar a alunos abrangidos pela Ação Social Escolar, em semanas de pausa letiva, é anterior à pandemia. Trata-se de uma medida implementada pelo Ministério da Educação em 2018, naturalmente reforçada nos períodos excecionais em que os alunos não vão à escola.

Entre os acolhimentos e as refeições servidas, a região que deu mais resposta a solicitações de alunos e famílias foi, por esta ordem, Lisboa e Vale do Tejo, Centro, Norte, Alentejo e Algarve.

As escolas de acolhimento voltam a abrir portas de 3 a 7 de janeiro, cumprindo uma função social imprescindível em todo o território, sendo expectável que a procura seja ainda superior, atendendo a que se trata de uma semana de contenção anunciada no início do mês de dezembro.


Siga-nos no