Arranque do Ano Europeu da Juventude com desafio às escolas

 

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, na abertura do Ano Europeu da Juventude, Leiria, 21 março 2022


«Nada para a Juventude sem os jovens», foi o mote dado pelo Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, na abertura oficial do Ano Europeu da Juventude, que decorreu na Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, em Leiria, em 21 de março.

O evento contou também com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, e da vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Fernandes da Graça. 

Todos fizeram parte de um painel que comentou as respostas a um inquérito interativo (online, através do telemóvel) com cinco perguntas, feito a cerca de uma centena de estudantes presentes na cerimónia, bem como a todos os que seguiram a cerimónia através da transmissão nas redes sociais. 

A presidente da Associação de Estudantes, Mafalda Dinis, aluna do 12.° B, foi desafiada pelo Ministro da Educação a fazer parte do painel, para dar o seu contributo em representação de todos os alunos presentes. 

Para fechar a sessão, houve ainda uma última pergunta: «O Ano Europeu da Juventude é...». As respostas dadas geraram uma nuvem de palavras, salientando as mais escolhidas. Oportunidade(s), Mudança e Esperança foram os resultados obtidos. 

«Na verdade, oportunidades são quase sempre geradoras de mudança, pelo que este facto deve ser salientado», disse o Ministro da Educação. 

No primeiro painel de debate participaram o vogal do Conselho Diretivo do IPDJ (e coordenador nacional do Ano Europeu da Juventude), Carlos Pereira, o presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Tiago Rego, e o presidente do Conselho Nacional da Juventude, Rui Oliveira, as três entidades parceiras do Action Day do Ano Europeu da Juventude. 

Neste painel foram abordados os vários eventos que compõem o calendário, bem como o que se pretende com esta celebração: que os jovens sejam os próprios agentes de mudança das políticas para a Juventude, com o seu envolvimento e consequente empoderamento.

Além disso, as escolas de todo o País foram desafiadas a organizar atividades no âmbito da juventude, especialmente em 2022, para assinalar este ano, por toda a Europa, dedicado aos jovens. 


Siga-nos no