PSP alerta para renovação das pulseiras "Estou aqui"

 



A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou que vai lançar, esta quinta-feira, 3 de março, a edição 2022 do programa "Estou aqui", uma iniciativa da PSP que facilita a sinalização de crianças "desaparecidas" entre os 2 e os 10 anos. 

O evento de lançamento decorrerá no Jardim Zoológico de Lisboa, a partir das 09h30.

O evento conta com a participação de escolas e de cerca de 112 crianças, estando prevista a presença do FALCO e atuação da Banda de Música da PSP, entre outras atividades.

O programa “Estou Aqui! Crianças” (EAC) é uma iniciativa exclusiva e pioneira da PSP, criado em 2012, em parceria com a Altice Portugal, através do MEO e da Fundação Altice, Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, Rádio Comercial, Missing Children Europe e Instituto de Apoio à Criança.

Desde 2012, já foram distribuídas mais de 400 000 pulseiras, das quais cerca de 33 000 durante o ano de 2021.

Este programa tem como principal objetivo agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família, isto é, caso a criança portadora da pulseira se perca, qualquer adulto que a encontre somente necessita contactar a PSP por intermédio do nº de emergência nacional (112) e comunicar onde se encontra e qual o código da pulseira que a criança tem consigo. A Polícia de Segurança Pública tratará de informar a família e assegurar de imediato o reencontro familiar.

A adesão ao programa "Estou aqui" retoma a validade de um ano e não implica qualquer custo.

As pulseiras "Estou aqui" destinam-se a crianças com idades compreendias entre os 2 e os 10 anos e possuem um código alfanumérico, único, sem qualquer relação com dados pessoais. São válidas em todo o território nacional e podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como não residentes (por exemplo, em férias).

Para esclarecimento de dúvidas relacionadas com o pedido/ativação das pulseiras consulte o sítio oficial do programa: https://estouaqui.mai.gov.pt/



Siga-nos no