Uma centena de crianças e jovens refugiados ucranianos já estão matriculados nas escolas portuguesas

 

Foto: Alunos em sala de aula - portugal.gov.pt

Pelo menos uma centena de crianças e jovens fugidos à guerra na Ucrânia matricularam-se na última semana em escolas portuguesas, devendo este número aumentar nos próximos tempos.
 
«Sabemos que estão a chegar ao longo destas semanas, mas estão primeiro num processo de acomodação, na tentativa de encontrar um sítio para residir», disse o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, numa declaração à comunicação social, após a sessão de apresentação da moeda comemorativa «O Clima», na Guarda, em 14 de março.
 
O Ministro lembrou que as circunstâncias de cada família, à saída da Ucrânia, não são uniformes, mas que as escolas estão preparadas para receber todas as crianças e jovens: «Não haverá qualquer entrave ao acolhimento dos menores. Existe uma grande experiência na receção de crianças que vêm de contextos complexos e de todos os tipos de migrantes», nomeadamente refugiados ou até menores não acompanhados, que todos os verões, em particular, bem como «ao longo de todos o ano letivo» integram o sistema de ensino português. 
 
Tiago Brandão Rodrigues lembrou ainda que os próprios diretores têm afirmado «que estão preparados, as escolas estão preparadas e os encarregados de educação têm mostrado a vontade de participar nas suas comunidades para que as crianças possam sentir que estão a chegar a um sítio onde estão todos de braços abertos para os receber».
 
O Ministro disse igualmente que nos estabelecimentos de ensino também tem havido uma preocupação especial com os alunos ucranianos e russos que já viviam em Portugal, «para que todas entendam que fazem parte da comunidade escolar e que aqui estão seguras e cuidadas por todas», assim como com todos os menores no geral, para explicar o que está a acontecer na Europa.

Siga-nos no