Publicidade




NOTÍCIAS

Governo vai rever habilitações para a docência

Participantes na Conferência Professor Manuel Ferreira Patrício, com a presença do Ministro da Educação, João Costa, Campo Maior, 30 maio 2022



«Vamos trabalhar a revisão das habilitações para a docência, a redução dos quadros de zona pedagógica e, esta semana mesmo, temos uma reunião com todas as instituições de ensino superior que formam professores para começarmos um trabalho de formação de professores», afirmou o Ministro da Educação, João Costa.

O Ministro, que intervinha no final da primeira Conferência Professor Manuel Ferreira Patrício sobre «O Futuro da Educação», em Campo Maior, disse que a revisão das habilitações para a docência se destina a «acabar com a casa às costas» dos professores, a fixar os docentes «o mais cedo possível».
 
João Costa disse que é necessário fixar professores «mais cedo e de forma permanente», contribuindo, assim, para que «os jovens não olhem para a profissão, nos seus anos iniciais, como instável».
 
«E é por isso que vamos querer também, em parceria com as organizações sindicais, rever o modelo de recrutamento para permitir que se olhe para esta profissão com uma perspetiva de estabilidade maior», disse, acrescentando que está a também a trabalhar, com as organizações sindicais, a revisão da mobilidade por doença e da possibilidade de renovar horários incompletos no próximo ano letivo.

O Ministro afirmou que resolver a falta de professores é uma prioridade do Governo e relembrou algumas das medidas de curto prazo já aplicadas, «como o completamento de horários, o levantamento de penalizações para que os professores possam concorrer aos horários existentes.

João Costa destacou a importância do Plano de Recuperação e Resiliência para desenvolver o projeto da Escola Digital, para o qual disponibiliza mais de 240 milhões de euros.
 
O Programa Qualifica, dirigido à população ativa, conta com «mais de 800 mil certificações conferidas», tendo qualificado «mais de 350 mil adultos», disse ainda.

Siga-nos no