6.ª edição do Programa Engenheiras por um Dia lançado no Dia Internacional das Raparigas

 


O início da 6.ª edição do Programa Engenheiras Por Um Dia, relativa ao ano letivo 2022/2023, será celebrado no Dia Internacional das Raparigas, com o evento “Shaping the future: Dia Internacional das Raparigas”.

O encontro que terá lugar no próximo dia 11 de outubro, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, será dedicado à partilha de práticas inspiradoras por parte de diversas organizações e comunidade educativa no que diz respeito à igualdade de género e ao combate à segregação das profissões em razão do género.

O Programa Engenheiras Por Um Dia é uma iniciativa do Governo, coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e pelo INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros e envolve uma rede de 88 entidades parceiras (11 das quais municípios), 55 escolas básicas e secundárias e 19 instituições de ensino superior.

O Programa Engenheiras Por Um Dia tem como missão promover, junto das jovens estudantes dos ensinos básico e secundário, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estes são domínios masculinos, e combater os estereótipos que condicionam as suas opções escolares e de carreira. 

Desde a sua criação, em 2017, o Programa Engenheiras Por Um Dia já chegou a 12.554 jovens dos ensinos básico e secundário, através de atividades práticas laboratoriais e de experimentação, sessões de role model e mentoria de profissões nas áreas das engenharias e tecnologias. O Programa encontra-se integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação - Portugal Mais Igual.

O evento é gratuito, mediante inscrição neste formulário, e terá transmissão online.

Mais informação em https://www.engenheirasporumdia.pt/ 


Siga-nos no