Os estudantes madeirenses Lucas Joaquim Sousa Dória e José Tiago Fernandes Vieira foram os vencedores do Prémio EUCYS 2022 bioeconomia pela sua investigação sobre “Utilização da pasta celulósica de bananeira para a remoção de microplásticos de águas contaminadas”.
O European Union Contest for Young Scientists (EUCYS) é o mais prestigiado concurso de ciência a nível europeu, cuja final, este ano decorreu em Leiden na Holanda, onde participaram jovens estudantes cientistas, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos, de países europeus.
Como parte deste prémio, os jovens cientistas vencedores irão visitar Bruxelas com o CBE JU para apresentar o seu projeto aos representantes de Instituições Europeias.
Em Portugal, os jovens foram selecionados através do Concurso Nacional de Jovens Cientistas, organizado pela Fundação da Juventude e a Agência Ciência Viva, concurso que se realiza anualmente e que conta atualmente com a colaboração do investigador do INIAV José Matos, como presidente do júri.
Os estudantes vendedores, alunos da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral – Santana, na Ilha da Madeira, pronto perceberam que a grande produção de banana na região gera muito desperdício, já que cada planta produz apenas um cacho de banana. Após a colheita, o tronco é cortado e parcialmente utilizado como adubo orgânico para o solo, mas toneladas de resíduos são desperdiçadas todos os anos. Testemunhando o potencial inexplorado do material, os dois alunos iniciaram uma pesquisa sobre o uso da pasta celulósica de bananeira.
O projeto defende o desenvolvimento de um bio filtro feito a partir da pasta celulósica da bananeira, para remover os microplásticos das águas contaminadas,
Parabéns aos jovens estudantes.