Manifestação junta professores e não docentes em Lisboa

 



28.01.2023 - Professores e pessoal não docente manifestam-se hoje em Lisboa, num protesto organizado pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP) para exigir melhores condições de trabalho e salariais e contra os serviços mínimos nas escolas.

Esta é a terceira marcha promovida pelo STOP desde dezembro, que tem exigido medidas como um aumento salarial de 120 euros para todos os profissionais da educação, a recuperação dos mais de seis anos de contagem de tempo de trabalho que esteve congelado durante a Troika, o fim das quotas e vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões, aumentos salariais e melhores condições de trabalho para o pessoal não docente.

Hoje, os manifestantes vão também protestar contra a definição anunciada na sexta-feira de serviços mínimos nas escolas que visam garantir, por exemplo, refeições aos alunos ou a permanência das crianças com necessidades especiais educativas.

A manifestação "marcha nacional pela escola pública e em defesa do direito à greve" realiza-se entre o edifício do Ministério da Educação e o Palácio de Belém, a partir das 14 horas.

O protesto realiza-se num momento de grande contestação dos professores e restantes trabalhadores das escolas, que estão em greve desde dezembro, tendo o STOP já entregado pré-avisos de greve para os primeiros dias de fevereiro.



Siga-nos no