
O Museu Nacional do Desporto (MND) lança o programa de itinerância «Museu Fora de Portas», que irá levar aos municípios do território nacional as suas várias exposições temáticas.
As exposições que irão percorrer o território são: «10 Anos de Museu Nacional do Desporto 2012-2022»; «Jamor. O Palco Maior do Desporto Nacional»; «Ténis em Portugal de 1875 a 2019»; «Moniz Pereira. O Treinador e os Atletas»; sendo o MND atualmente o curador do acervo completo das exposições «Senhor Atletismo»; «Cartazes dos Jogos Olímpicos»; e «Mulheres na Imprensa Desportiva».
Esta modalidade de itinerância tem a vertente de ser proposta pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), como forma de promoção do património desportivo nacional, oferecendo a possibilidade de receber pedidos das várias entidades (municípios ou outras) para um sistema de empréstimo. As candidaturas podem ser submetidas através do site do MND, aqui.
Nesta sequência, o IPDJ, através do Museu Nacional do Desporto (MND), inaugura dia 30 de março, pelas 12h00, no Centro Cultural de Viana do Castelo, a exposição «10 Anos de Museu Nacional do Desporto 2012-2022».
A exposição estará aberta ao público, de forma gratuita de 30 de março a 31 de maio, saindo de seguida para o Centro de Juventude de Lisboa, onde estará em exibição de junho a agosto, rumando depois para Faro, onde ficará patente durante o mês de setembro nos Serviços Regionais do IPDJ.
Assinala os momentos mais marcantes e a atividade desenvolvida pelo MND nessa década (2012-2022), passando em revista as 40 exposições que o Museu organizou – algumas em parceria –, assinalando as mais emblemáticas. Nesta linha de tempo, cruza-se uma seleção dos maiores feitos por atletas portugueses que ficam na História do Desporto nacional. Nela encontram-se expostas peças da vasta coleção do Museu, pelo seu valor ou pela sua relevância patrimonial e sentimental.